O CONHECIMENTO HUMANO – ASPECTOS
FILOSÓFICO-CIENTÍFICOS – MÉTODO CIENTÍFICO PROFº ADALBERTO – QUÍMICA
Já foi comentado na apostila
anterior, que se deve considerar os diversos ramos
científico-filosófico-espirituais do conhecimento humano para a sua perfeita
evolução
E para se investigar um fenômeno
ou um fato da natureza ou social ou a constituição da estrutura de algo, há que
se fazer através de um PROCESSO, um MÉTODO, que é um encadeamento de
procedimentos para se chegar a uma conclusão sobre determinado fenômeno ou fato
da natureza ou social ou certo objeto de estudo.
Só que tais MÉTODOS esquecem das
diversas facetas do conhecimento humano e deve ser considerada a tríplice
vertente: CORPO-MENTE-ESPÍRITO.
E, sendo assim, será acrescentado
este aspecto em tais procedimentos de busca do conhecimento, aproximando-se
mais da “verdadeira verdade”.
No ramo das ciências naturais,
segundo os livros, o cientista ou pesquisador segue o MÉTODO CIENTÍFICO na
descoberta de novas explicações de determinados fenômenos da natureza ou certo
objeto de estudo..
A palavra MÉTODO significa “Ordem
que se segue na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para
alcançar um fim determinado”(DICIONÁRIO ESCOLAR DA LÍNGUA PORTUGUESA –
FRANCISCO DA SILVEIRA BUENO – MEC).
E CIENTÍFICO origina-se do termo
CIÊNCIA. E o que seria CIÊNCIA?
Segundo o mesmo dicionário, CIÊNCIA,
sendo um substantivo feminino, é : “Conhecimento; saber que se adquire pela
leitura e pela MEDITAÇÃO; conjunto de conhecimentos coordenados relativamente a
determinado objeto.” Esse último conceito é o preferido por CIENTISTAS (homens
que “fazem” ciência). Mas pela definição, também se observa, que a ciência
TAMBÉM deve considerar a MEDITAÇÃO (inclusão da mente com as forças universais,
divinas, cósmicas, através de concentração,oração, reza, tornando-se uno os
três feixes: CORPO-MENTE-ESPÍRITO).
RAMANOSKI e JOSEPH( QUÍMICA –
VOL. ÚNICO), define CIÊNCIA como “Conjunto de conhecimentos socialmente
adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade
e objetividade que permitem sua
transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagem próprias, que
visam compreender(..) a natureza e as atividades humanas”.
Como demais autores comentam,
este mesmo autor fala sobre método científico como uma forma geral de raciocínios e procedimentos para
explicar um “eixo central” das chamadas CIÊNCIAS DA NATUREZA: Química, Física e
Biologia.(claro que esqueceram e esquecem do que já foi mencionado pelo ora
Autor, quanto ao exame de quaisquer contribuições do conhecimento humano para
se chegar às explicações deste “eixo central”).
E a Química está enquadrada como
ciência, seguindo, de igual forma, na explicação de fenômenos da área da
Química, utilizando-se dos mesmos métodos científicos.
Segundo CHUM e RABOCKAI,
ENCICLOPÉDIA COLEGIAL – QUÍMICA- VOL.2, Química é “a ciência que estuda a
estrutura fundamental da matéria, a formação e composição das substâncias, as
suas transformações, análise e preparação.”.
Ao estudar a COMPOSIÇÃO, o químico
tentará descobrir do que é CONSTITUÍDO o material pesquisado, quais são as suas
partes.
Quanto à ESTRUTURA, liga-se de como está ORGANIZADO o material, como
estão ORGANIZADAS partes que constituem o material.
E a FORMAÇÃO envolve os diversos
PROCEDIMENTOS, CAMINHOS para surgirem as
estruturas das moléculas, através das LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Mais resumidamente, é a ciência
que estuda a estrutura e a composição dos materiais e as suas transformações.
O MÉTODO CIENTÍFICO -
Inicialmente e no decorrer de um trabalho de pesquisa, utilizando-se o método
científico, o cientista deve primeiro estar sintonizado com DEUS, as forças da
natureza, com o Cosmos, com toda boa energia proveniente do Universo. E, para
tanto, o homem deve buscar se espiritualizar, integrar o seu eu com o mundo
exterior, deixando-o equilibrado.
Para tanto, alguns fazem Yoga,
outros vão à Igreja, participam de cultos, fazem meditação, dentre outras
técnicas.
Em todos os setores da vida
profissional, para que a pessoa se desenvolva, tem que estar perfeitamente
equilibrado na tríplice vertente: CORPO-MENTE-ESPÍRITO. Se ela tem um destes
pilares comprometido, o trabalho não se desenvolve convenientemente,
interferindo em todo o seu organismo.
Os atos de FÉ e a ORAÇÃO originam
o bem-estar e este faz com que o organismo humano produza substâncias que
aumentam as suas defesas e aumenta a disposição do cientista para o trabalho,
bem como gera melhoria de saúde dos enfermos.
Então, todos os dias, o cientista
deve ter um momento de contemplação, reflexão, dos seus erros e acertos durante
o dia, na busca de seu crescimento interno, que refletirá no seu desempenho
externo.
Então, deve-se procurar o
equilíbrio espiritual, inclusive através da utilização da mente consciente,
introduzindo idéias edificantes, procurando fazer o bem, dando amor, tendo
compreensão com outrem, tudo isto sendo depositado no inconsciente, fronteira
com a parte espiritual, acalentando e adocicando a vida, levando prazer em
todos os afazeres. Conseqüentemente, o trabalho do cientista será mais
proveitoso e se aproximará do real objetivo da sociedade: o bem comum.
Primeiro faz um relaxamento
gradual de todas as partes do organismo, mente, testa, olhos, nariz, boca e
assim prosseguindo, respirando profundamente, principalmente pelo abdome, onde
ocorre melhor efeito, retirando todo o “stress” diário, procurando sintonizar
com Deus, podendo rezar(orar), retirando todos os pensamentos diários da sua
mente, principalmente eliminando as ideias negativas. Posteriormente deve
introduzir palavras de ordem ao subconsciente, dizendo que é perfeito e
maravilhoso, é saudável, que sempre atua de forma e os desígnios de Deus e de
seus mandamentos, que irradia sempre amor, que perdoa a todos que lhe ofenderam
e lhe ofende, que a inteligência divina e infinita habita nele, que a luz
celestial está caindo sobre ele(e deve imaginar esta luz caindo sobre ele),
impregnando-o de beleza e conhecimento, que se abrirão todas as portas do saber
e que os segredos dos fenômenos estão e estarão sendo revelados. E que o seu
ambiente de trabalho é equilibrado e que todos que o acompanham também estão
envolvidos de tudo que há de belo e maravilhoso.
Este procedimento deve ser
diuturno e estar durante todos os passos do Método Científico utilizado pelo
cientista.
E quando, por exemplo, estiver
diante de um problema a ser desvendado e não consegue encontrar uma solução,
depois de seguidos insucessos, o cientista deve “esquecer” temporariamente o
problema enfrentado, pois a mente estará sob pressão. Ele deve fazer uma meditação,
acalmar-se, podendo sair do ambiente de trabalho, procurando fazer outra
atividade e até buscando diversão, um lazer ou algo que lhe venha dar um devido
descanso mental.
É igualmente importante ter boas
horas de sono para que as células sejam renovadas e, antes de dormir, o
cientista pode “pedir”, no momento de “transe”, no estado de sonolência, a
solução da questão enfrentada. A resposta poderá, inclusive, vir através de
sonhos ou até mesmo em qualquer momento do dia, através de “cliques”, como se
estivesse abrindo uma caixa que ninguém conseguira antes abrir.
Outro item importante a ser
apreciado, é a FICÇÃO CIENTÍFICA. Quem escreve filmes, livros, desenha e
pratica atividades que idealizam máquinas e situações futuristas, geralmente
trabalha a área MENTAL. E estes teóricos do futuro, para construí-lo melhor,
devem estar sintonizados com o TODO do Universo, com DEUS e as suas forças.
Só então, após estes passos, será
utilizado o método científico tradicional,
que será agora apreciado.
MÉTODO CIENTÍFICO - ROMANOSKI e
JOSEPH, tem as seguintes etapas: coleta de dados através de observações, generalizações
(item acrescentado por NABUCO-BARROS),formulação de hipóteses, a comprovação
experimental e a formulação de uma teoria e de uma lei.
a)
A Observação - de um FENÔMENO (acontecimentos da natureza,
como a corrosão dos metais).
b)
A Coleta de Dados – é a reunião de tudo o que foi
observado sobre o fenômeno. Utiliza-se geralmente medidas, como pressão,
temperatura, massa volume, bem como mudanças de características dos materiais
(cor, efeito corrosivo, etc.). Também é feita através de pesquisa bibliográfica
e de realização de experiências;
c)
Generalização – É quando o cientista consegue fazer
comparações com tudo o que foi coletado e tenta se encontrar alguma correlação
ou um comportamento padrão entre os dados.
d)
Lei – Quando alguns fatos se repetem regularmente, um
comportamento padrão ou repetitivo, nas mesmas condições experimentais (mesma
temperatura, pressão, etc.), podendo, aí, estar presente uma lei científica.
São regras que sempre se repetem quando determinados materiais encontram-se
sempre nas mesmas condições experimentais. Ex.: A pressão exercida sobre um gás
quando aumenta, sempre o seu volume diminuirá. São grandezas inversamente
proporcionais. Isto passou a ser uma lei
(uma “verdade”).
e)
Hipótese – São ideias, explicações provisórias sobre as
observações dos fenômenos.
f)
Teoria – É uma hipótese confirmada através de
experimentos. É a explicação ou conclusão acerca dos fenômenos observados e da
lei formulada.
g)
Comunicação das Descobertas (item acrescentado por
FELTRE) – Os cientistas procuram fazer reuniões, participar de congressos,
publicar trabalhos em revistas, livros e outros meios de comunicação para que
haja um intercâmbio de conhecimentos e que outros cientistas possam trocar
ideias e até confrontar os resultados e conclusões, e possam confirmar ou
desmentir as descobertas.
Quando se vai
investigar um determinado material, que não se tem conhecimento do seu conteúdo
ou estrutura, submete-o a certos experimentos, observa os seus efeitos, coleta
dados, generaliza e compara com outros dados de outros objetos ou materiais
para se identificar qual é o objeto, chegando-se a hipóteses e posteriormente a
uma CONCLUSÃO de qual seria a possível característica, composição e estrutura
do objeto.
A projeção
mental do nosso subconsciente e a nossa intuição atua, principalmente, na
formulação das hipóteses e dos meios empregados nos experimentos.
É normal os cientistas
utilizarem cobaias em seus experimentos. Só que não observam que tais seres
estão influenciados também por fatores comportamentais, pois um animal preso em
uma grade, produz substâncias tóxicas em seu organismo, diante do medo,
gerando, ainda, outras reações orgânicas, alterando o seu EQUILÍBRIO, e influenciando
nos resultados obtidos.
Também, quem
faz a pesquisa, percorre caminhos de acordo com o seu entendimento do mundo e
isto influencia na escolha dos passos em sua pesquisa. Daí, é aconselhável que
o pesquisador procure se informar de todo tipo de conteúdo, de diversas áreas.
MODELOS CIENTÍFICOS – Segundo o
mesmo dicionário, Modelo significa: “Objeto para ser reproduzido por imitação;
molde; REPRESENTAÇÃO, em pequena escala, de um objeto que se pretende executar
em grande imagem para ser reproduzida em escultura;
Então, MODELO CIENTÍFICO é a
representação, uma imagem de um fato ou objeto de pesquisa científica(ex.:
modelo físico da molécula da água, que é a estrutura molecular da água).
O Modelo Científico pode ser
também considerado como uma representação de algo que se vê ou não, como às
vezes é utilizada como sinônimo de teoria (Modelo Atômico de Dalton),
envolvendo um sistema complexo explicativo de algum fenômeno. Geralmente estes
Modelos Atômicos com teorias explicativas, vêm acoplados a uma figura, uma
representação mental ou espacial do sistema explicativo do objeto de
estudo.
Profº Adalberto
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